Na terceira idade menos músculos podem significar também menos Independência: mobilidade reduzida para subir escadas, carregar compras e outras tarefas diárias, além de maior risco de acidentes como quedas.
Para isso é importante se antecipar os problemas causados por um processo natural do corpo: a perda progressiva de massa muscular, a chamada sarcopenia. Ela se inicia por volta dos 40 anos e se intensifica progressivamente a partir dos 50.
Manter uma boa quantidade de massa muscular contribui para a prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, quadros que se tornam mais comuns conforme a pessoa envelhece.
"Muitas vezes, o músculo perdido é substituído por gordura corporal reduzindo a força muscular e a mobilidade ao mesmo tempo que desestrutura o metabolismo". Descreveu a geriatra norte-americana Gabriele Lyon, autora do livro "A Revolução dos músculos".
Especialistas firmam que a melhor estratégia para idosos construírem e manterem músculos parece muito com usada em qualquer idade - e defendem que os resultados pode ser significativo para todos sejam pessoas com 20 ou 80 anos.
As evidências científicas mostram que a forma mais eficiente É treinar " até a falha" ou próximo a ela.
isso ocorre quando você sente desconforto e a velocidade do movimento diminui significativamente até que não seja mais possível levantar aquele peso ou completar mais um movimento completo.
mas atenção orientações específicas para evitar o risco de lesões e maximizar os ganhos.
Mín. 17° Máx. 34°