Aproximadamente 500 celulares começaram a ser entregues nesta segunda-feira (12) como parte da nova remessa de aparelhos recuperados pelo programa "Meu Celular", uma iniciativa da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Desde o início do programa, mais de 2.700 aparelhos foram recuperados pela polícia, com 2.230 já devolvidos aos seus proprietários.
O "Meu Celular" tem como objetivo auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos, integrando uma plataforma digital e operações conduzidas pela Polícia Civil do estado. Os aparelhos recuperados são entregues nas delegacias, após a identificação dos proprietários através de investigações realizadas pelo setor de Inteligência, que cruza informações fornecidas pelas operadoras telefônicas e boletins de ocorrência.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, houve uma redução significativa nos crimes relacionados ao roubo e furto de celulares desde o início do programa em abril, com uma queda de aproximadamente 12% no geral e até 50% em grandes eventos.
Para recuperar um celular roubado, furtado ou perdido, os cidadãos devem se cadastrar na plataforma "Meu Celular" e fornecer informações detalhadas sobre o aparelho. Em caso de alerta ativado, a Polícia Militar pode identificar a restrição e conduzir o caso à Polícia Civil para os trâmites necessários. A devolução dos aparelhos recuperados ocorre em um único endereço, na Rua do Rosário, 199, em Fortaleza. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem enviar um e-mail para [email protected].
Mín. 17° Máx. 34°