O Instituto Lilica de Proteção Animal, sediado no município de Nova Olinda, recebeu uma grave denúncia sobre envenenamento de animais na cidade de Farias Brito. Diante da situação, uma equipe foi imediatamente mobilizada para prestar atendimento e tentar salvar os animais afetados.
Ao chegar ao local, os voluntários do Instituto encontraram um total de seis animais. Infelizmente, três deles já estavam sem vida. Os demais foram socorridos com urgência e, graças à rápida ação da equipe, sobreviveram e seguem em recuperação.
Além do resgate, equipes do Instituto, com o apoio da Polícia Militar, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da ong Anjos de 4 patas realizaram diligências na cidade para identificar os responsáveis pelo crime. No entanto, até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi localizado.
Casos como esse evidenciam a necessidade de conscientização e punição para aqueles que cometem atos de crueldade contra os animais. Vale ressaltar que, além de ser um ato imoral e inconcebível, maus-tratos a animais é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98, que estabelece penas que podem chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.
O Instituto Lilica de Proteção Animal reforça a importância de denunciar qualquer situação de maus-tratos. Quem presenciar casos de violência contra animais pode acionar a polícia ou órgãos de proteção animal para que as providências cabíveis sejam tomadas.
A luta contra os maus-tratos é responsabilidade de todos. Somente com a união da sociedade será possível garantir mais segurança e respeito aos animais.
Mín. 20° Máx. 30°