A cidade de Santana do Cariri, localizada no interior do Ceará, é um importante polo de tradição e arte no Brasil. Um dos maiores patrimônios culturais da região é a produção da renda de bilro, uma técnica artesanal que resiste ao tempo e à modernização da indústria têxtil.
O que torna a renda de bilro de Santana do Cariri ainda mais especial é o uso do fio grosso, uma característica única no país. As artesãs locais são as únicas do Brasil a utilizarem essa técnica, conferindo um aspecto singular às peças produzidas. Com paciência e habilidade, elas entrelaçam os fios, criando padrões intrincados que refletem a riqueza cultural da região.
A produção da renda de bilro é uma atividade que atravessa gerações, sendo passada de mãe para filha, garantindo a continuidade dessa tradição centenária. As rendeiras trabalham em grupos sempre com muito esmero, transformando o fio grosso em arte de grande valor artístico.
Segundo o Secretário de Cultura, Turismo e Romaria Ypsilon Félix, "preservar a renda de bilro é preservar a identidade cultural de Santana do Cariri. Por isso, é fundamental apoiar iniciativas que incentivem essa arte, garantindo que as futuras gerações possam continuar a contar essa história através das tramas cuidadosamente tecidas pelo talento e dedicação das rendeiras locais.
Mín. 20° Máx. 30°