De acordo com o Instituto Climatempo, no Estado, agosto será um mês com baixa expectativa de chuvas, e que, na verdade, terá um “predomínio de tempo seco, pouquíssimos dias de chuva e calor intenso em grande parte do Ceará”.
Ana Clara Marques, Meteorologista do instituto, esclarece que as chuvas que aconteceram durante o mês ocorreram devido a entrada de ventos úmidos do oceano em direção ao litoral. “O oceano, mais quente que o normal, gerou maior disponibilidade de umidade da região e favoreceu a formação de chuvas. Essas chuvas que aconteceram na primeira quinzena de julho, foram majoritariamente de forma isolada”, diz a especialista.
Além disso, Marques explica que os primeiros dias de agosto terão um tempo seco devido a muitos sem chuva e om pouca nebulosidade, fará com que a radiação solar consiga entrar na superfície de maneira mais direta, causando elevação das temperaturas durante as tardes. A mesma ainda salienta que o clima de determinada região é definido pela média de 30 anos de determinada variável. “Por exemplo, o clima de julho em Fortaleza é a média da temperatura de todos os julhos no período de 1991 a 2020”, comenta.
Mín. 17° Máx. 34°